Dicas e Receitas

Dicas essenciais para o sucesso do churrasco


Preparo – Antes de começar a assar a carne, o fogo precisa estar estabilizado, nada de labaredas ou muita fumaça. Preste atenção também na temperatura da carne. Nunca leve a carne congelada para o fogo, espere atingir a temperatura ambiente. (Aprenda aqui no site em “Dicas para acender a churrasqueira”).

Tempero – Quando for temperar a carne, passe o sal grosso por todo o corte, só retire o excesso do sal quando a carne estiver assando. Lembre-se que o sal nunca pode estar úmido.

Assar frango – A melhor maneira de assar frango é espetando-o em pedaços com espaço entre os cortes. Deixe a ave na parte mais alta da churrasqueira para assar completamente dentro. Ao final passe uma manteiga e aproxime a carne do fogo. Assim o frango ficará dourado por fora e ao ponto por dentro.

Identificar o ponto – Para saber que a carne está no ponto certo, fique de olho quando ela começar a suar (ficar molhada) na parte de cima, após a primeira virada.

A carne ideal – Compre as carnes em um açougue de confiança. Uma picanha, por exemplo, dificilmente possui mais de 1,1 kg. Se a peça vendida é mais pesada do que isso, provavelmente traz uma parte de coxão duro.

Melhores carnes para churrasco – Cortes bovinos

A ordem é aleatória, cada corte tem as suas vantagens e particularidades que as tornam especiais no churrasco: Picanha, Alcatra, Maminha, Contrafilé, Fraldinha e Costela.

Fim do churrasco – Quando já estiver tudo pronto e quiser apagar o fogo, nunca jogue água. Jogue um pouco de cinza de churrasco anteriores ou um pouco de areia.

Fontes: Clube da carne, Revista Sabores do Sul e Guia do Churrasco.